QUEM SOMOS
 
A concessão da exploração e gestão dos serviços públicos municipais de abastecimento de água e saneamento no Concelho de Santa Maria da Feira foi atribuída à INDAQUA FEIRA, S.A. por um período de 50 anos, com início em janeiro de 2000.

Tendo como objetivo servir a totalidade do Concelho, que tem uma população de cerca de 139 mil habitantes, o contrato de concessão previu um plano de investimentos, a cargo da Concessionária, de cerca de 100 milhões de euros em infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento, incluindo projeto, fiscalização e construção.

Com forte impacto económico e social em todo o Concelho, a construção de mais de 650 km de rede de abastecimento de água e de 480 km de rede de saneamento, incorporou ainda um sistema de monitorização e controlo por telemetria das redes, dimensionado segundo as mais modernas tecnologias disponíveis nesta área.

Para além da realização de infraestruturas no âmbito do plano de investimentos, a Concessionária tem investido também ao nível da melhoria da capacidade organizativa e operacional dos serviços públicos, com evidente repercussão na qualidade do serviço prestado ao cliente.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira teve a responsabilidade de complementar o ambicioso programa de investimentos, através da execução da rede em baixa de saneamento nas bacias de Laje e Cáster, dos emissários e estações de tratamento de águas residuais (ETAR) das bacias do Douro, e reservatórios de água. Todas estas infraestruturas, após a sua execução, transitaram para a concessionária realizar a sua operação e manutenção.

No arranque da concessão os serviços públicos de abastecimento de água e saneamento atendiam 25% e 15% da população, respetivamente, e apenas 12.000 clientes contratados. No horizonte do projeto prevê-se servir mais de 66.000 consumidores.

O Município de Santa Maria da Feira tem beneficiado do maior projeto privado de água em regime de "project finance” em Portugal e é um "case study” ao nível europeu.

Ricardo Grazina

Diretor Geral Indaqua Feira 

voltar
Seara.com