• O que é o teste de fumo?

    O teste de fumo consiste na introdução de fumo nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda.
    O fumo não deve entrar nas habitações, exceto nos casos em que existam problemas na canalização (fugas ou defeitos). No entanto, em canalizações pouco usadas pode surgir fumo devido à falta de água nos sifões pelo que se sugere que o proprietário, após receber a notificação de realização do ensaio, se certifique que estes funcionam corretamente pela introdução de alguma água nestes locais. Esta água servirá de tampão para o fumo não passar.
  • Qual é o objetivo dos testes de fumo?

    Os testes de fumo têm como objetivo detetar defeitos nas canalizações e também ligações indevidas à rede de saneamento. Estes defeitos/ligações poderão provocar infiltrações de águas pluviais no saneamento.
  • As ligações prediais pluviais à rede pública de saneamento são ilegais?

    Sim. Não é permitido por Lei encaminhar as águas pluviais do domínio privado para o sistema público de drenagem de águas residuais.
  • Qual o problema da infiltração das águas pluviais na rede de saneamento?

    A rede de saneamento foi concebida no sentido de drenar as águas residuais para instalações de tratamento. No entanto, em caso de chuva, poderá existir o escoamento de águas pluviais para esta rede através de ligações indevidas de habitações, sarjetas ou tampas de saneamento mal fechadas, aumentando assim o volume de água a drenar e a tratar em sistemas que não foram dimensionados para tais volumes. Esta entrada de águas pluviais na rede de saneamento denomina-se por afluências indevidas.
  • Quem e como se efetua o teste de fumo na rede de saneamento?

    O teste será conduzido por profissionais formados especificamente para este serviço, estando devidamente identificados como funcionários da "INDAQUA”.
    Um teste de fumo é uma injeção deliberada de fumo na rede de saneamento por forma a detetar-se por onde este escapa. O aparecimento de fumo pode indicar problemas na rede de saneamento, sendo garantida a presença no local de elementos da INDAQUA para documentar através de fotografias.
  • Entrará fumo na minha casa?

    Raramente o fumo entra nas habitações. Tal poderá acontecer devido a problemas nos sifões (sem água) ou defeitos na canalização.
    Caso o fumo apareça dentro de sua casa deverá efetuar ventilação através da abertura de janelas ou portas.
  • O fumo é perigoso?

    O fumo utilizado é inofensivo, quase sem cheiro, não tóxico e não provoca riscos de incêndio. A ficha de segurança do líquido utilizado para produzir o fumo encontra-se no sítio da INDAQUA.
  • Alguém entrará em minha casa?

    Caso haja necessidade de entrar em propriedade privada, os técnicos da INDAQUA apenas o farão com autorização prévia por parte do proprietário, mediante identificação.
  • Devo fazer alguma coisa para preparar a inspeção?

    Durante o teste de fumo é injetado fumo opaco na rede de saneamento. Existe a possibilidade de entrar fumo nas habitações através de ligações indevidas ou defeitos na canalização predial.
    Um sifão é um dispositivo instalado para impedir a passagem de gases. Para tal deverá existir água neste dispositivo. Caso o sifão não tenha água, pode existir a possibilidade de entrada de gases provenientes da rede de saneamento nas habitações.
     
     
    Por forma a evitar este problema, sugere-se que o proprietário, após receber a notificação, se certifique que estes funcionam corretamente introduzindo alguma água nestes locais. Esta água servirá de tampão para o fumo não passar
voltar
Seara.com